SINTAJ completa 28 anos de fundação

Redação SINTAJ 2 MIN PARA LER

No último mês, o SINTAJ completou 28 anos de existência. O sindicato foi criado no dia 23 de novembro de 1993 para representar os serventuários do Judiciário baiano e desde então expandiu sua base e as suas áreas de atuação. Atualmente, tem como filiados os trabalhadores dos Juizados Especiais, dos Juizados da Infância e Juventude e das secretarias do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) e é reconhecido local e nacionalmente por ser uma entidade combativa.

No que diz respeito às lutas e pautas que assume, a instituição escolheu abraçar completamente o seu papel social. Defende, em primeiro lugar, claro, os servidores que representa, mas também se engaja em todas as batalhas que garantem direitos aos trabalhadores brasileiros e aos mais vulneráveis da sociedade.

O SINTAJ decidiu ser um sindicato que, além de reivindicar os direitos dos trabalhadores do Judiciário baiano, também se posiciona contra todos os tipos de preconceito, as desigualdades sociais e a favor de um projeto de país realmente democrático e de oportunidades iguais para todos.

Nos seus 28 anos de luta e resistência, o SINTAJ trouxe muitas conquistas para os servidores. O pagamento de vários passivos devidos pelo TJ-BA foram obtidos em processos e articulações políticas construídas pelo sindicato, como por exemplo os 18% e os 60 reais. A entidade também conseguiu estender a VPI para todos os servidores que tinham direito, uma conquista histórica.

Além destas, o sindicato também foi o responsável pelos ganhos ligados à CET, a implantação do auxílio-saúde e já beneficiou inúmeros servidores em casos específicos. Neste ano, a instituição ainda elaborou uma proposta de um novo PCCS (Plano de Carreiras, Cargos e Salários), que está tendo sua implantação estudada pelo Tribunal.

O SINTAJ está sempre nas ruas, batalhando pelas causas e bandeiras que acredita. Nesses anos foram várias greves, manifestações, protestos e atos. Só nos últimos anos a entidade lutou contra as Reformas Trabalhista e da Previdência, a PEC do Teto de gastos, o desmonte das políticas públicas que atendem a população mais vulnerável e a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

O SINTAJ seguirá forte. Resistindo, lutando e se posicionando a favor da sua base e de todos os trabalhadores.