SINTAJ participa de encontros que nortearão as lutas da categoria

Redação SINTAJ 3 MIN PARA LER

No primeiro trimestre de 2022, o SINTAJ participou de dois eventos muito importantes para a construção das estratégias de luta dos trabalhadores do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) e dos servidores públicos – das esferas municipal, estadual e federal – em geral.

Entre os dias 7 e 9 de janeiro, a entidade sindical compareceu ao X Encontro Nordeste da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados). O evento, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, teve como tema “O papel do Nordeste no fortalecimento da Federação”. Durante o encontro, foram discutidos temas de interesse da categoria e o coordenador geral da Federação, Alexandre Lima, realizou uma palestra sobre a sub-representação da classe trabalhadora nos espaços de decisão política. A mediação da mesa ficou por conta do coordenador administrativo-financeiro do SINTAJ, Luiz Cláudio Oliveira, representante da entidade na reunião.

O evento foi encerrado com uma plenária na qual os dirigentes sindicais presentes puderam expor a situação dos servidores da Justiça dos estados que representavam. Na ocasião, também foram aprovadas a realização do encontro Norte / Nordeste, nos dias 13 e 14 de maio de 2022, em Porto Velho (RO), e do XI Encontro do Nordeste em Maceió (AL), em setembro deste ano.

Na avaliação do coordenador Luiz Cláudio Oliveira o encontro foi “uma oportunidade de trocas de experiências importantes no pós-pandemia, de maneira a possibilitar que haja um caminho sempre aberto para o enfrentamento das dificuldades, com todos se ajudando, fortalecendo a unicidade da região”.

No dia 15 de fevereiro, o sindicato participou da reunião ampliada de base do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público. O encontro aconteceu de forma virtual e foi transmitido pelo canal do Youtube da instituição. Entidades, movimentos e coletivos das três esferas do funcionalismo se juntaram para pensar ações unificadas de luta pela campanha salarial dos trabalhadores estatais e contra a Reforma Administrativa (PEC 32).

O SINTAJ, representado pelo seu coordenador geral, Adelson Costa, integrou a mesa de abertura do evento, juntamente com a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a CSP-Conlutas.

O principal encaminhamento da reunião foi a realização de um ato presencial no dia 18 de fevereiro, às 9h, pelo reajuste linear e contra a Reforma, em sintonia com a mobilização que acontecerá em Brasília, no mesmo dia e hora. O Fórum também participará de manifestações no dia 9 de março, o Dia Nacional de Luta, com a realização de greves e mobilizações, e produzirá uma carta aberta à população falando sobre a importância de um serviço público de qualidade. O texto deverá ser distribuído durante as atividades de rua.

O grupo ainda decidiu que manterá a campanha a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro e seu vice, Hamilton Mourão; participará de ato contra a privatização da Embasa, no dia 16 de fevereiro; manterá a unidade na luta pela recomposição salarial e se engajará nas reivindicações gerais dos trabalhadores das três esferas do serviço público; construirá a agenda de lutas seguindo a diretriz nacional e fará assembleias nas sedes das entidades participantes, com o intuito de construir mobilizações e greves. O Fórum também estabeleceu que a CUT-BA deve reforçar o apoio aos servidores baianos na luta pela reposição inflacionária.