SINTAJ realiza primeiro Encontro de Delegados de 2021

Redação SINTAJ 2 MIN PARA LER

No dia 6 de março, o SINTAJ realizou o seu primeiro Encontro de Delegados do ano. Ao longo da reunião, foram debatidos temas de grande importância para os trabalhadores do Judiciário baiano, como as condições de trabalho dos servidores diante do recrudescimento dos casos de covid-19 no estado, a situação dos passivos, estratégias de luta, o enfrentamento à Lei 173, a reforma administrativa e a PEC Emergencial. Devido à pandemia, o encontro foi feito de forma virtual.

O coordenador intersindical da entidade, Gustavo Vieira, iniciou a reunião com informações sobre o andamento dos pleitos da pauta de reivindicações 2021, que tem muitos dos seus pontos inviabilizados pela Lei 173 do governo federal. A norma impede os órgãos públicos de realizarem gastos diversos com trabalhadores, mesmo que para garantir direitos. Após a fala de Vieira, os demais coordenadores passaram os informes relativos às suas respectivas pastas e iniciou-se o debate sobre os principais pontos da pauta do encontro.

Ao final, além de fazerem questionamentos sobre os assuntos discutidos, os trabalhadores também tiraram dúvidas sobre a Comissão de Assédio Moral e a CPA (Comissão Permanente de Avaliação). Os servidores ainda levantaram a possibilidade de realização de uma greve sanitária, caso o decreto do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) que estabelecia o teletrabalho no âmbito de todo o Judiciário baiano não fosse prorrogado. Como a norma foi estendida, não houve necessidade de fazer a greve. Neste encontro, foi permitida a presença de servidores que não são delegados sindicais.