Atual gestão do SINTAJ se encerra com saldo positivo de vitórias e de combate à retirada de direitos

Redação SINTAJ 5 MIN PARA LER

Neste mês de dezembro se encerra no SINTAJ a gestão do grupo que comandou o sindicato entre 2019 e 2021. Durante os três últimos anos, a atual coordenadoria executiva da entidade deu o seu melhor para garantir os direitos dos trabalhadores do Judiciário baiano e de todo o Brasil. Também implementou diversas melhorias estruturais na instituição, com o objetivo de aprimorar o atendimento aos seus filiados.

Foi um período de vitórias, mas também de inúmeras lutas. O Brasil atravessa um momento extremamente difícil para os servidores públicos e para todos os que, em geral, vivem da sua força de trabalho. São muitos direitos retirados e muitas práticas, antes proibidas, agora legalizadas. Dentro desse cenário, o SINTAJ vem fazendo a sua parte, lutando pelos servidores do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), combatendo a destruição do Estado e oferecendo o melhor auxílio possível aos seus filiados.

Veja abaixo todas as vitórias obtidas, lutas empreendidas e mudanças realizadas durante a gestão 2019-2021:

PCCS: No dia 15 de outubro de 2021, o SINTAJ e o SINPOJUD firmaram uma parceria histórica e entregaram ao presidente do TJ-BA, desembargador Lourival Trindade, a proposta de um novo PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) para os trabalhadores da Corte. O texto foi o resultado de um processo de estudo e pesquisa realizado por um grupo de estudos formado por membros dos dois sindicatos. A construção do projeto ainda contou com a participação da especialista no tema, Vera Miranda e da economista e supervisora técnica do DIEESE-BA, Ana Georgina Dias.

Pagamento dos passivos: Em 2019, o SINTAJ conseguiu fazer o Tribunal retomar o pagamento do abono pecuniário, com a inclusão de novos trabalhadores, e, em 2021, o sindicato viabilizou a implantação do passivo do reajuste da tabela referente aos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020.

Novo site: Ainda em 2019 a, na época, nova gestão lançou o novo site da entidade. A página passou a ter mais informações e funcionalidades. Além disso, o sindicato também lançou um site só para a Revista SINTAJ, onde são publicadas todas as matérias que saem na publicação de forma independente.

Transparência: O site também conta com uma aba “transparência”, que é atualizada com os balancetes trimestrais do sindicato. A página tem como objetivo fazer com que os filiados tenham acesso aos dados financeiros da entidade e saibam como está sendo aplicada a contribuição dada por eles.

Assistência social: Em 2020, o SINTAJ passou a oferecer aos seus filiados o serviço de assistência social. A entidade sindical contratou um assistente social para ajudar os seus associados, principalmente os aposentados, a lidar com questões emocionais e psicológicas, inclusive encaminhando para ajuda profissional quando necessário. A assistente também intermedeia o acesso dos filiados a outros serviços.

Auxílio-saúde: O auxílio-saúde foi mais uma grande vitória do sindicato. O SINTAJ, após muita luta e pressão, conseguiu fazer com que o Tribunal Pleno aprovasse o benefício. A verba foi implantada em julho deste ano, garantido aos servidores acesso a saúde de qualidade, uma vez que o governador Rui Costa vem sucateando o Planserv.

Medidas de proteção contra a COVID-19: Durante todo o período em que a pandemia estava completamente fora de controle no Brasil, o SINTAJ exigiu que o Tribunal mantivesse os servidores em teletrabalho e, quando foi possível o retorno presencial, fiscalizou e cobrou a administração da Corte que mantivesse rígidos protocolos de segurança sanitária para evitar uma onda de contágio nas unidades da Justiça da baiana e na sede do Poder.

Eventos virtuais: Ao longo da pandemia, a atual gestão do sindicato fez questão de realizar os vários eventos da entidade de forma virtual. Foram assembleias, encontros e até visitas virtuais. Os trabalhadores puderam tomar decisões, continuar fazendo a luta e ter suas demandas atendidas, mesmo não tendo a possibilidade de encontrar a coordenação e os colegas pessoalmente. O mesmo ocorreu com a parte de formação sindical, que não foi esquecida, e aconteceu através das lives que ocorreram durante parte de 2020 e 2021.