Gustavo Vieira 3 MIN PARA LER

Queridos amigos e colegas,

Mais uma etapa da vida está sendo concluída e outra iniciada com a mesma expectativa de comprometimento que sempre trabalhei. Foram três anos na gestão da Coordenação Financeira e mais três na gestão da Coordenação Intersindical. Logo quando fui convidado para compor a Coordenação do SINTAJ não imaginava que aprenderia tanto, em tão pouco tempo da minha vida.

Não posso deixar de lembrar de todas as lutas que batalhei com vocês, sejam elas aqui na Bahia ou no resto do País, principalmente em Brasília. Aqui na Bahia lutamos por pautas específicas dos servidores do TJBA, que tivemos como oposição o Poder Judiciário Estadual e pautas gerais, de todos os servidores do Estado, as oposições foram, principalmente, o Governador do Estado e os Deputados, que muitas vezes não estavam comprometidos com os direitos dos trabalhadores. Já, nacionalmente, lutamos contra Presidentes, Deputados, Senadores, Conselheiros do CNJ e o Poder Judiciário Nacional.

Posso citar algumas lutas específicas que travamos no Tribunal de Justiça: reajustes do auxílio alimentação, pagamento de abono pecuniário, criação da vantagem pessoal de incentivo (VPI), início do pagamento da correção da tabela, criação do auxílio saúde, pagamentos de todas as progressões por merecimento de forma automática, pagamentos de passivos individuais dos servidores (progressão por escolaridade, substituições e etc..), nomeações de servidores concursados, criação de projeto de novo PCCS, entre outras lutas específicas. Em relação às lutas gerais, tivemos lutas pelos lineares, contra a reforma da previdência Estadual, contra a reforma da lei do PLANSERV e luta para aprovação e também reprovação de leis estaduais. No âmbito nacional, também tivemos lutas contra Propostas de Emendas Constitucionais (PEC), reforma trabalhista, reforma previdenciária, reforma administrativa, leis ordinárias, leis complementares e ações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em todas essas lutas tivemos vitórias e derrotas.

Aprendi que quando vamos para luta temos a expectativa da vitória, no entanto, também aprendi, principalmente no sindicato, que muitas vezes perdemos ou então chegamos ao que é possível no momento. Mas o importante é que devemos continuar lutando se acreditamos na causa. Nós aprendemos e ensinamos constantemente, seja cometendo erros e/ou acertos, todos os atos, sejam os nossos ou do próximo, devem ser entendidos como lições de vida que devemos aprender para continuar acertando ou parar de errar.

Gostaria de agradecer a todos pelo tempo que me foi permitido estar nas coordenações deste sindicato. Não foi fácil a luta e eu já sabia que não seria fácil, mas sinceramente, foi mais difícil do que eu esperava. No entanto, cheguei até o final das duas gestões com a satisfação de dever cumprido, de que fiz o melhor que podia fazer e muitas vezes até mais do que podia fazer. Durante o percurso adoeci e me curei graças ao apoio da família e amigos que encontrei aqui. Com toda humildade irei continuar dando minha parcela de contribuição para o SINTAJ, como filiado, e desejo aos próximos coordenadores que continuem seguindo os princípios da luta sindical.

Gustavo de Carvalho Vieira é coordenador intersindical do SINTAJ