Nos primeiros três meses de gestão nova coordenação toma medidas importantes e faz planos para os próximos anos

Redação SINTAJ 5 MIN PARA LER

No dia 3 de janeiro, a nova coordenadoria do SINTAJ tomou posse e iniciou a gestão do triênio 2022-2024. Os novos coordenadores são: Adelson Costa Oliveira (Coordenador Geral), Mozart Suzart Pedra (Coordenador de Comunicação e Imprensa), Luiz Cláudio da Silva (Coordenador Administrativo e Financeiro), Paulo Fernando Ferreira Santos (Coordenador de Convênios, Cultura, Promoção Social e Esportes), José Fábio Reis Caldeira Junior (Coordenador Jurídico), Edson Rocha dos Santos (Coordenador de Formação e Relações Intersindicais) e Valéria Cristina Andrea Alvares (Coordenadora de Assuntos para Aposentados e Pensionistas).

Desde o dia 10 do mesmo mês, o grupo já iniciou o trabalho de elaboração de estratégias e definição de pautas importantes para os trabalhadores do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia). Nesses três primeiros meses de gestão as medidas mais importantes tomadas pelos novos coordenadores foram:

Solicitação de retorno ao teletrabalho: o sindicato abriu um PA, solicitando que o Tribunal retomasse o rodízio e o teletrabalho, a partir da fase 2, na sede e nas unidades judiciárias do estado, devido à nova alta de casos de covid-19 e o surto da gripe H3N2. Após o primeiro requerimento, o sindicato ainda pediu a prorrogação da modalidade.

Regulamentação dos passivos: através de ofício, a entidade reivindicou que a Corte regulamentasse o pagamento dos passivos dos servidores, utilizando os princípios da moralidade, publicidade, imparcialidade e a partir de critérios objetivos.

Margem consignada: em outro ofício o SINTAJ requereu que o Tribunal publicasse um novo decreto mantendo a margem de consignação dos trabalhadores em 40%, com 5% destes destinados apenas para saques e amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito.

Construção da pauta de reivindicações: no final do mês de janeiro, o sindicato convocou uma assembleia em que os trabalhadores puderam construir juntos a Pauta de Reivindicações 2022. O documento é composto de 20 pontos.

Elaboração de pauta única com SINPOJUD: após a elaboração da pauta do SINTAJ, a coordenação da entidade e a direção do SINPOJUD reuniram-se e elaboraram uma pauta econômica conjunta com pontos comuns a ambos os sindicatos.

Entrega das pautas ao presidente: no dia 7 de março representantes do SINTAJ e do SINPOJUD se reuniram com o presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Castelo Branco, para entregar as pautas de reivindicações específicas de cada sindicato e a pauta econômica unificada, construída pelas duas entidades em conjunto.

“Nos primeiros meses de gestão fizemos a organização administrativo-financeira do sindicato, arrumamos a casa, aprovamos o orçamento e escolhemos as principais reivindicações que o sindicato irá realizar. Para o próximo semestre pretendemos continuar na luta, de forma articulada com outras instituições representativas, focar no PCCS e seguir reivindicando as demandas que porventura não forem atendidas”, afirmou o coordenador geral do SINTAJ, Adelson Costa.

A coordenadoria tem ainda planos de longo prazo para a gestão como um todo. Veja quais são:

Aumento da transparência: O SINTAJ pretende aumentar ainda mais a sua transparência através da elaboração de um orçamento participativo com os filiados.

Compra da nova sede: a compra da nova sede é um projeto que vem sendo gestado pela atual coordenação. O objetivo é dar mais conforto aos filiados durante as visitas ou estadias e construir um auditório maior, que permita uma melhor integração durante os eventos.

Regulamentação do fundo de greve: a regulamentação do fundo de greve do SINTAJ foi feita no ano de 2021 e será apresentada ainda este ano em uma assembleia. Durante a apresentação, os filiados conhecerão o valor do fundo e as regras que normatizam o seu uso.

Ampliação dos convênios com instituições de ensino e planos de saúde: o sindicato seguirá aumentando o número de convênios com instituições educacionais e operadoras de planos de saúde com valores mais acessíveis e com grande abrangência territorial, visando especialmente o interior. Também está em estudo a criação de um clube de descontos com amplo atendimento.

Busca pela implantação do auxílio-saúde para os aposentados: a coordenação do SINTAJ estabeleceu como um dos principais compromissos para 2022 a luta pela implementação do auxílio-saúde para todos os aposentados. A demanda é, inclusive, um dos principais pontos da pauta de reivindicações do ano.

Aumento do investimento em formação sindical: o SINTAJ pretende aumentar e diversificar as possibilidades de aquisição de conhecimento formativo por parte dos filiados.

Ampliação da base de delegados: a coordenadoria executiva da entidade estabeleceu o compromisso de fazer um intenso trabalho para aumentar ao máximo a base de delegados da instituição, de forma que todos os integrantes da base se sintam representados e ouvidos pelo sindicato.

Maior investimento nos eventos livres: a coordenação também investirá em inovação nos eventos de confraternização e acolhimento, como o encontro de mulheres e os eventos dos aposentados.

Canal exclusivo de atendimento jurídico: O jurídico do sindicato fará uma reestruturação dos processos internos, com o objetivo de otimizar o atendimento ao filiado. Uma das medidas que serão tomadas é a criação de um canal de atendimento exclusivo através do whatsapp.

Inclusão digital e gestão de finanças: o SINTAJ pretende implementar um curso de inclusão digital básica e de gestão de finanças para os aposentados e pensionistas. O primeiro trabalhará questões como o uso de redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas de videoconferência e o segundo terá como tema a administração saudável das finanças pessoais.