Atividade teve como objetivo avaliar condições de trabalho dos servidores

Redação SINTAJ 1 MIN PARA LER

Durante os meses de julho e agosto, coordenadores do SINTAJ realizaram visitas presenciais às unidades judiciárias do interior do estado para conversar com os trabalhadores sobre o retorno às atividades presenciais e observar as condições de trabalho e as instalações físicas dos locais. Os líderes sindicais foram averiguar se os servidores estavam exercendo o seu trabalho em segurança, no que diz respeito à pandemia de covid-19.

Em julho, entre os dias 26 e 28, foram visitadas as comarcas de Vitória da Conquista, Itapetinga e Brumado. Os coordenadores falaram sobre a importância do “Movimento com Teletrabalho em Defesa da Vida”, a necessidade de todos seguirem os protocolos de saúde e passaram outros informes. Estiveram presentes nas visitas de julho os coordenadores jurídico e financeiro do SINTAJ, Edson Rocha e Luiz Cláudio Oliveira, respectivamente.

Os trabalhadores aproveitaram a conversa para relatar que não receberam máscaras adequadas e face shields e que não há nas unidades barreiras de acrílico e álcool em gel. Além disso, também apontaram a falta de materiais de trabalho, como computadores, e problemas na estrutura física dos prédios que abrigam as unidades judiciais dos locais visitados, o que pode ser constatado visualmente pelos coordenadores.

O caso mais grave foi identificado no Juizado de Itapetinga, que possui falhas estruturais na sua sede, salas sem ventilação adequada, paredes com proliferação de mofo e problemas graves na rede elétrica. O Sintaj procurou o TJ-BA para que realizasse as melhorias necessárias e, segundo a administração, as obras começarão em outubro.

No mês de agosto, entre os dias 18 e 20, foram visitadas as comarcas de Jacobina, Senhor do Bonfim e Juazeiro. Durante as reuniões nas unidades, os coordenadores presentes também fizeram inspeções e falaram sobre o Movimento em Defesa da Vida e ouviram as demandas e tiraram dúvidas dos trabalhadores. As visitas de agosto foram conduzidas pelos coordenadores de convênios e intersindical do sindicato, Paulo Fernando e Gustavo Vieira, respectivamente.