Maria Aparecida Mendes de Souza é técnica judiciária na comarca de Itabuna e sempre foi escritora

Redação SINTAJ 3 MIN PARA LER
A escritora e servidora Maria Mendes lançou seu primeiro livro, Conexão Amorosa, em outubro de 2020 Foto: Arquivo Pessoal

Maria Aparecida Mendes de Souza é técnica judiciária na comarca de Itabuna e sempre foi escritora. Neste ano, realizou o sonho de escrever e lançar um livro. Conexão Amorosa: Guia para o Sucesso nos Sites de Namoro foi lançado no dia 30 de outubro no site da Amazon. Em uma mistura de experiências pessoais e histórias de mulheres que conheceu, Maria Mendes, como a escritora assina o livro, criou um manual para que mulheres consigam ter uma experiência saudável em sites de relacionamento. Na entrevista abaixo, Maria fala sobre a concepção e escrita do livro, das suas motivações e sonhos e faz questão de destacar que Conexão Amorosa é muito mais que um guia para se dar bem em sites de namoro. “O propósito é que, ao ler o livro, a mulher se identifique de alguma maneira e descubra o verdadeiro poder que tem. Que seja capaz de correr atrás dos seus sonhos”, ressalta a escritora.

Como e quando surgiu a ideia de escrever um livro?

Escrever sempre foi uma paixão muito grande na minha vida. Em 2012, comecei a escrever um blog e o amigo e companheiro Bruno Calheira era leitor assíduo e dizia que eu tinha que colocar as minhas ideias em um livro, mas nunca levei a sério. Em janeiro deste ano, após excluir o blog, Bruno conversou comigo novamente. Desta vez eu ouvi o conselho dele e o projeto começou a ganhar forma.

O que te motivou a escrever sobre sites de relacionamento?

Durante os oito anos em que escrevi o “Blog da Titia” pesquisei vários temas envolvendo as redes sociais – que, naquela época, não eram tão comuns quanto hoje – e um deles foi sobre os sites de relacionamento. Há muitos perigos envolvendo esses sites, caso a pessoa não esteja preparada. Existem verdadeiras quadrilhas organizadas que extorquem e aplicam golpes através dessas plataformas. Juntei a minha experiência pessoal, com a bagagem do blog e as histórias de muitas mulheres que conheci e criei um verdadeiro guia de como se dar bem neste mundo. Explico como evitar golpes, criar um perfil, que tipo de foto escolher, como se comportar após o primeiro encontro, que tipo de conversa evitar e ainda dou dicas sobre quais documentos são necessários, caso a mulher vá encontrar a pessoa no exterior. É um passo a passo completo.

Você afirma que esse livro foi inspirado nas mulheres que passaram pela sua vida. E sobre você? O que tem de Maria Mendes no Conexão Amorosa?

Além do fato de ter encontrado o meu esposo em um site de relacionamento, portanto narro a minha experiência pessoal, tem a minha alma em cada linha, em cada palavra. É um relato de histórias de pessoas que passaram por minha vida e fazem parte da minha própria história. É um livro escrito com muito amor e leveza, mesmo quando trata de temas difíceis.

Seu livro é voltado para mulheres. Além de um guia para ter uma boa experiência em sites de relacionamento, o que mais as leitoras podem esperar do Conexão Amorosa?

O Conexão Amorosa é, antes de mais nada, um livro sobre os abusos que nós, mulheres, somos submetidas todos os dias, das mais variadas formas e sequer nos damos conta. Falo dos pequenos abusos que sofremos por parte dos filhos, dos colegas de trabalho, dos amigos e da sociedade em geral. Achamos  normal e, muitas vezes, até “bonitinho”, acreditando que abuso é só quando o companheiro agride ou mata. Fala-se muito em empoderamento quando, na verdade, o que está acontecendo é a objetificação feminina.  O propósito é que, ao ler o livro, a mulher se identifique de alguma maneira e descubra o verdadeiro poder que tem. Que seja capaz de correr atrás dos seus sonhos. Não importa a fase da vida em que esteja, sempre há a possibilidade de ser feliz. Sozinha ou acompanhada.