Quando o trabalho não faz mais parte da rotina diária

Gina Elisabeth Bensabath Dantas de Assis - Trabalhadora Aposentada do TJ-BA 3 MIN PARA LER

Desde que fui gestada por minha mãe, o Fórum Ruy Barbosa sempre foi a nossa segunda casa. A acompanhava e podia sentir, ouvir tudo que fazia parte da sua vida profissional e que, posteriormente, viveria o mesmo contexto. Já participava daquela realidade, que só se encerrou para mim, em parte, quando me aposentei há oito anos.

Diante disso e com uma surpresa agradável, fui recentemente apresentada ao Projeto “Pausare”, cujo maior incentivador é o presidente Desembargador Lourival Almeida Trindade, sendo o pioneiro a reconhecer o trabalho dos servidores e magistrados que dedicaram a maior parte das suas vidas ao serviço público. Tudo sempre foi de pessoa para pessoa.

Entretanto, todo esforço, dedicação e lealdade de uma vida quase inteira à serviço dessa corte, os servidores não obtiveram o reconhecimento e preocupação de uma vida pós serviço público.  Na grande maioria das vezes, os servidores se aposentam e “saem pelo portão da sua segunda casa”, como um mero desconhecido. Desses, muitos adoecem de solidão, os colegas são esquecidos, distanciam-se do convívio social, adoecem severamente e não recebem um maior amparo terapêutico e social que necessitam. A família e as pessoas seguem seus novos rumos.

Então, nessa corte que foi nossa morada por longos anos, torna-se apenas uma estrutura física fria, distante e presente apenas em nossas memórias. Estamos em pleno século XXI, auge da inventividade, do olhar humano para o mundo o que nos cerca e, essa realidade, que já poderia ter sido modificada a gerações, ainda permanece intacta. Grandes líderes e gestores, que estão marcados na história da Bahia e do Brasil e, inspiram tantas pessoas, não foram suficientes para que esta configuração fosse antevista e realizada com zelo e empatia.

Diante disso, essa nova e nobre iniciativa da atual presidência, usando um olhar mais humano, atento e justo sobre esta realidade, nos apresenta um projeto que pode ressignificar a vida pós aposentadoria dos servidores públicos.

Nesta primeira etapa, o projeto irá incentivar os aspectos da saúde, da vida financeira, do contexto familiar que tanto precisávamos. A partir de agora e, desejando muito sucesso ao que ele se propõe, teremos uma base robusta para aqueles servidores, em processo de aposentaria, para que se sintam mais acolhidos, reconhecidos e seguros nesta “pausa”.  Sigo torcendo para que esse projeto atribua mais significado após a “pausa”, a partir de agora.