Em assembleia, trabalhadores da justiça baiana discutem estratégias de luta

Redação SINTAJ 2 MIN PARA LER

No dia 7 de março os trabalhadores do Judiciário baiano tomaram decisões cruciais para as lutas políticas que serão empreendidas em 2020. Em assembleia geral extraordinária, os servidores elegeram a comissão mista que participará da elaboração da nova LOJ (Lei de Organização Judiciária) e decidiram as estratégias de luta que serão utilizadas pela categoria durante o ano.

Na abertura da assembleia a coordenação do SINTAJ passou informações sobre a primeira reunião realizada com o novo presidente do TJ-BA, desembargador Lourival Trindade, no dia 5 de outubro, e convocou representantes da Fenajud e do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público para falar sobre as atividades e lutas que ambas as entidades estão promovendo em conjunto com os sindicatos, conclamando a participação dos trabalhadores nestas ações.

Logo após as falas foi realizada a eleição da comissão mista. O grupo será composto por um membro da coordenação do SINTAJ, um representante da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados) e representantes dos trabalhadores do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), observando a maior diversidade possível de cargos. A comissão tem 11 integrantes, todos eleitos por aclamação.

Integrarão a comissão mista o coordenador geral do sindicato Rudival Rodrigues (representante do SINTAJ), a coordenadora de comunicação da Fenajud Adriana Pondé (representante da federação; Suplente: Dionizio Souza) e os servidores Antônio Juvêncio Silva (representante dos digitadores; Suplente: Luiz Henrique Nogueira), Manoel Leopoldo (representante dos supervisores; Suplente: Bruno Lima), Antônio Jair Batista (representante dos subsecretários), Christiano Pedreira (representante dos secretários), Jailma Dantas (representante dos administradores de Fórum), Silvio Moreira (representante dos técnicos de nível médio), Adelson Costa (representante dos oficiais de Justiça; Suplente: Gissélia Rodamilans), Monalisa Barbosa (representante dos atendentes de recepção; Suplente: Ruy Mascarenhas) e Ana Lúcia Penalva (representante dos técnicos em nível superior).

Foto: Caique Oliveira/Sintaj

Os trabalhadores também definiram que discutirão as estratégias de luta de forma mais aprofundada em uma assembleia no dia 18 de abril, mas já tomaram duas decisões importantes em relação a essa questão: autorizaram a participação do sindicato na greve geral nacional que acontecerá no próximo dia 18 e também deram o aval para que a coordenação da entidade sindical convoque paralisações contra as reformas propostas pelo governo federal e estadual, sem a necessidade de realização de assembleias para isso.