Trabalhadores do TJ-BA elaboraram pauta de reivindicações para próximo ano

Redação SINTAJ 1 MIN PARA LER

No último dia 7 os trabalhadores do Judiciário baiano filiados ao SINTAJ construíram e aprovaram a pauta de reivindicações da categoria para o ano de 2020. A aprovação do documento aconteceu em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na sede do sindicato.

A lista de pleitos conta com 18 itens. Dentre os pontos estão o pagamento das reposições salariais referentes ao ano de 2016/2017/2018/ 2019/2020, respeitando a data-base e sem fracionamento; reajuste do auxílio-alimentação; pagamentos das substituições e dos passivos destas para todos os servidores; realização de concursos públicos; criação de um novo plano de cargos carreiras e vencimentos e de um auxílio-saúde para os trabalhadores ativos e inativos do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia).

Na assembleia também foi votada a participação do SINTAJ na criação, e posterior filiação, à Associação Nacional Dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados. A nova entidade tem como objetivo permitir que os sindicatos filiados tenham uma instituição que possa ingressar com ADINs (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal), já que somente associações podem abrir esse tipo de ação na Suprema Corte. Quando a instituição for criada, todos as entidades sindicais filiadas poderão se utilizar do aparato jurídico da agremiação para entrar com uma ADIN, quando se fizer necessário.

Por fim, durante o encontro também foram discutidas questões administrativas ligadas à pasta Jurídica do sindicato, que, em breve, mudará de coordenador.