Série de lives do SINTAJ debateu temas relevantes e teve grande repercussão

Redação SINTAJ 3 MIN PARA LER
Coordenadores da Fenajud participaram da primeira live do SINTAJ Foto: Sintaj

Enquanto sindicato combativo e que entende a importância do conhecimento como ferramenta de conscientização dos trabalhadores, o SINTAJ sempre investe na formação da sua base. Os encontros presenciais de formação política e sindical promovem debates importantes sobre temas ligados às questões políticas e sociais e estimulam o pensamento crítico nos trabalhadores do Judiciário baiano.

Para não deixar de oferecer essa parte tão importante da atividade sindical durante a pandemia de Covid-19, o sindicato criou o projeto “SINTAJ em Casa”, uma série de quatro lives sobre temas relevantes e de interesse dos trabalhadores do Judiciário e da sociedade como um todo. O projeto teve grande repercussão na base e no movimento sindical e atingiu uma grande audiência.

A série se iniciou no dia 3 de junho e as lives eram realizadas a cada 15 dias, sempre às quartas, às 19h. A primeira transmissão teve como tema “O Teletrabalho em meio à Pandemia: Desmistificando o Trabalho em Casa”. Os convidados foram os coordenadores jurídico e financeiro da Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), respectivamente Wagner Ferreira e Roberto Fontenele. A mediação ficou por conta do coordenador financeiro do SINTAJ, Luiz Cláudio Oliveira. A live sobre o teletrabalho conta, até o momento, com o maior número de visualizações totais dentre as quatro edições. Vinte mil pessoas (e contando) já assistiram a transmissão.

A terceira live do SINTAJ discutiu os efeitos do isolamento na vida das mulheres Foto: Sintaj

A segunda edição do SINTAJ em Casa foi transmitida no dia 17 de junho e tratou de um aspecto mais subjetivo do atual momento pelo qual o mundo está passando. O tema foi “Coronavírus e a Mudança de Hábitos: Os impactos psicológicos da pandemia na vida dos trabalhadores”. O coordenador geral do sindicato, Rudival Rodrigues, conduziu a conversa com a psicanalista e pedagoga, Tatiane Pimentel, sobre os efeitos psíquicos e emocionais do isolamento, do trabalho em casa e da convivência mais intensa com os familiares.

Sob a mediação da coordenadora de aposentados do SINTAJ, Celeste Oliveira, no dia 1º de julho a promotora Sara Gama e a doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Salete Silva, discutiram o tema “Protegidas ou Mais Vulneráveis? As Consequências do Isolamento Social na Vida das Mulheres”. As convidadas trataram das questões que têm atingido principalmente as mulheres durante o período de isolamento, como carga mental e a sobrecarga resultante da junção das tarefas domésticas – que aumentaram com a maior parte da família em casa – com as atividades do trabalho remunerado.

A economista Ana Georgina Dias foi a convidada da live que teve mais acessos simultâneos Foto: Sintaj

A última live do projeto foi a que teve a maior quantidade de acessos simultâneos. Durante a sua exibição ao vivo, a transmissão atingiu um pico de 300 pessoas assistindo ao mesmo tempo. O tema e a convidada justificam a audiência. A economista e supervisora técnica do escritório regional do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) na Bahia, Ana Georgina Dias, falou sobre o impacto da pandemia nas finanças públicas do estado. Dias, já bastante conhecida pelo seu jeito didático de explicar questões complexas, conversou com o coordenador intersindical do SINTAJ, Gustavo Vieira. Todas as lives do SINTAJ estão disponíveis no canal do Youtube e na página do Facebook da entidade.